EMEB Prof Mário Zinni

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

A Sala dos Sentidos








Durante os dias 19 e 20/05 os alunos do 1º e 2º anos visitaram a "Sala dos Sentidos", uma ideia da Professora Elidia, que contou com a colaboração das Professoras Fernanda e Cintia, com o apoio de outros professores, cada um fez a sua parte. A sala possuia materiais que oportunizavam a exploração dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Uma outra forma e metodologia de adquirir e vivenciar conhecimentos sobre os sentidos do corpo humano. A Coordenação Pedagógica organizou um cronograma e os professores e alunos visitaram a sala. Foi um sucesso, uma ideia que aguçou sentidos e vontades. Parabéns aos idealizadores.

Unindo Esforços Contra a Dengue



A equipe da E.M.E.F. "Professor Mário Zinni" em parceria com o setor de Z o o n o s e s do nosso município, através do coordenador Marcos Scherma ofereceu aos professores um espaço de conhecimento e reflexão sobre a questão da D E N G U E em Leme e especificamente nos índices dos bairros que estão no entorno da escola. Além de vários esclarecimentos, a equipe compreendeu que tal assunto deve ser incorporado como tema transversal o ano todo, não apenas em momentos específicos. Outra ação importante que destacamos é o trabalho da UMASQ, as professoras Michela e Geise estiveram conversando com todos os alunos da escola sobre o assunto "Dengue", como também oferecendo alguns materiais para os professores. E ações continuam...

Apender Cozinhando?



Nossos alunos da 4ª série A, Professora Cíntia, resolveram ir aprender Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e outras áreas afins dentro da cozinha da escola. Tudo a partir de uma receita de "Pudim de Pão", passaram um tempo preparando a receita e vivenciando conceitos sobre o texto da receita, a utilização de medidas e fração , o reaproveitamento de alimentos, e muito mais, pois acreditamos que o espaço da sala de aula deve ser redimensionado. A parte boa também foi a degustação, estava uma delícia e como diz um grande autor a aprendizagem também estava saborosa. Aprendemos cozinhando...

As linguagens na sala de aula...


A professora Priscila Bernegossi, da 3ª série E utilizando estratégias que dinamizem o conteúdo, a aula e que contemple o acervo do Projeto de Leitura da EMEF "Professor Mário Zinni", preparou com seus alunos uma dramatização de alguns clássiscos da literatura. Foram bons momentos, pois as crianças protagonizaram e vivenciaram personagens dos nossos clássicos, percorrendo uma outra linguagem além da escrita e da leitura.

Experiência: Existem seres vivos invisíveis!!






A maior parte dos seres vivos na Terra, é tão pequena, que para vê-los é preciso usar um microscópio.
Os micro-organismos estão em toda parte: no ar, na água, sobre nossa pele, dentro do nosso corpo, na nossa boca, etc.
Com a experiência, pudemos observar a criação desses seres microscópicos. Essas "criações" são chamadas de Cultura. Muitas culturas juntas, formam Colônias. Ficou fácil observá-las a olho nú.
Logo, transferimos os conhecimentos adquiridos para o tema "Saúde Bucal".
"Na sua boca pode acontecer isso! Uma criação de micro-organismos!!! Ah, depois de 15 dias abrimos os vidros. Você imagina o cheiro? É assim que sua boca ficará, se não retirar os restinhos de alimentos. Isso você já sabe como se faz, não é mesmo!! Parabéns 4ª série C e Professora Rosana por experimentar o conhecimento por outros caminhos.